A construção de um túnel no Rio Itajaí-Açu está mais perto de começar. A diretoria do Banco Mundial/BIRD já aprovou o projeto. Agora o projeto passará por alguns ajustes solicitados e seguirá para validação da diretoria do Banco em Washington, D.C. A última fase dos trâmites administrativos é a aprovação do projeto no Senado Federal e culmina com a assinatura do financiamento, cuja estimativa é janeiro de 2023. Depois dessas etapas, se iniciará a fase de execução dos projetos de engenharia das obras a serem implantadas. As mudanças serão garantidas financeiramente pelo Banco Mundial, com responsabilidade de execução dos municípios de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú.
O túnel deve ligar as três cidades, e além da obra de infraestrutura, o projeto prevê uma rede de transporte coletivo entre os 11 municípios da Foz do Rio Itajaí, com veículos elétricos e reurbanização de vias. Após o início das obras, a previsão é que a estrutura esteja pronta em até quatro anos.
Atravessar o túnel subaquático só deve ser possível a partir de 2028. A travessia deve ser instalada no bairro Imaruí, na parte de Itajaí, e entre o Centro e o São Domingos, na parte de Navegantes. A estrutura deve ser instalada abaixo da calha do rio, para não atrapalhar o fluxo de navios no complexo portuário de Itajaí e Navegantes.